" TRÊS CONSELHOS "

    Um casal de jovens recém-casados,era muito pobre e vivia de favores num sitio do interior.Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:
Querida eu vou sair de casa,vou viajar para bem longe,arrumar um emprego e trabalhar até ter condições
para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável.Não sei quanto tempo vou ficar longe,só peço uma
coisa,que você me espere e enquanto eu estiver fora,seja fiel a mim,pois eu serei fiel a você.
     Assim sendo,o jovem saiu.Andou muitos dias a pé,até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajuda-lo em sua fazenda.
O jovem chegou e ofereceu-se.para trabalhar no que foi aceito.Pediu para fazer um pacto com o patrão,o
que também foi aceito.O pacto foi o seguinte:
" Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir,o senhor me dispensa das minhas obrigações.Eu não quero receber o meu salário,peço que o senhor o coloque na poupança até o dia
que eu for embora.No dia que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho."
Tudo combinado.
    Aquele jovem trabalhou durante vinte anos,sem férias e sem descanso.Depois de vinte anos chegou para
o patrão e disse: Patrão,eu quero o meu dinheiro,pois estou voltando para minha casa.
O patrão então lhe respondeu: "Tudo bem,afinal,fizemos um pacto e vou cumpri-lo,só que antes quero lhe fazer uma proposta,tudo bem?
eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora,ou lhe dou (TRÊS CONSELHOS) e não lhe dou o dinheiro
e você vai embora.Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os (CONSELHOS);se eu lhe der os (CONSELHOS),eu não lhe dou o dinheiro.
Vá para o seu quarto,pense e depois me dê a resposta.Ele pensou durante dois dias,procurou o patrão e
disse-lhe:"Quero os (TRÊS CONSELHOS)".
    O patrão novamente frisou:"Se eu lhe der os CONSELHOS,não lhe dou o dinheiro." E o empregado respondeu:"QUERO OS CONSELHOS".O patrão então lhe falou:

PRIMEIRO: NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA,CAMINHOS MAIS CURTOS E DESCONHECIDOS PODEM CUSTAR A SUA VIDA.

SEGUNDO: NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL,POIS A CURIOSIDADE PARA O MAL PODE SER MORTAL.

TERCEIRO: NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR,POIS VOCÊ PODE SE ARREPENDER E SER TARDE DEMAIS.

      Após dar os CONSELHOS,o patrão disse ao rapaz,que já não era tão jovem assim:
" Aqui você tem três pães,estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com a sua esposa quando chegar a sua casa.
O homem então,seguiu seu caminho de volta,depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.Após primeiro dia de viagem,encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou:
" PRA ONDE VAI? " Ele respondeu: "VOU PARA UM LUGAR MUITO DISTANTE QUE FICA A MAIS DE VINTE DIAS DE CAMINHADA POR ESSA ESTRADA"
O andarilho disse-lhe: "RAPAZ,ESTE CAMINHO É MUITO LONGO,EU CONHEÇO UM ATALHO
QUE É DEZ,E VOCÊ CHEGA EM POUCOS DIAS."
O rapaz contente,começou a seguir pelo ATALHO,quando lembrou-se do "PRIMEIRO CONSELHO",então voltou e seguiu o seu caminho normal.
dias depois soube que o "ATALHO" levava a uma emboscada.Depois de alguns dias de viagem,cansado ao extremo,achou pensão a beira da estrada,onde pode hospedar-se.Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.
De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor.Levantou-se de um salto só e dirigiu-se a porta para ir até o local do grito.Quando estava abrindo a porta,lembrou-se do "SEGUNDO CONSELHO".Voltou,deitou-se e dormiu.
Ao amanhecer,após tomar café,o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia escutado gritos durante a noite,e ele respondeu que sim.O hospedeiro perguntou-lhe se não estava curioso a respeito,e ele respondeu que não.O hospedeiro prosseguiu:" Você é o primeiro hóspede a sair daqui vivo,pois meu filho tem crises de loucura,grita durante a noite...E quando o hóspede sai,mata-o e enterra-o no quintal".
O rapaz prosseguiu na sua longa jornada,ansioso por chegar a sua casa.Depois de muitos dias e noites de caminhada...já ao entardecer,viu entre as árvores a fumaça de sua casinha,andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa.Estava anoitecendo,mas ele pode ver que ela não estava só.
Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas,um homem a quem estava acariciando os cabelos.
     Quando viu aquela cena,seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-lo sem piedade.Respirou fundo,apressou os passos,quando lembrou-se do "TERCEIRO CONSELHO" então parou,refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.
       Ao amanhecer,já com a cabeça fria,ele pensou:"NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE" vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta.Só que antes,quero dizer a minha esposa que eu sempre fui fiel a ela.Dirigiu-se à porta da casa e bateu.Quando a esposa abre a porta e o reconhece se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente.Ele tenta afasta-la mas não consegue então com lágrimas nos olhos lhe diz: "EU FUI FIEL A VOCÊ ME TRAIU..."
Ela espantada lhe responde: "COMO? EU NUNCA LHE TRAI,ESPEREI DURANTE ESSES VINTE ANOS!" ele então lhe perguntou: "E AQUELE HOMEM QUE VOCÊ ESTAVA ACARICIANDO ONTEM AO ENTARDECER?"
"Aquele homem é o nosso filho.Quando você foi embora,descobri que estava gravida.Hoje ele esta com vinte anos de idade".
Então o marido entrou,conheceu,abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história,enquanto a esposa preparava o café.Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.
       Após a oração de agradecimento com lágrimas de emoção,ele parte o pão e,ao abri-lo encontra todo o seu dinheiro,o pagamento por seus vinte anos de dedicação.
        Muitas vezes achamos que o "ATALHO" queima etapas e nos faz chegar mais rápido,o que nem sempre é verdade...
         Muitas vezes somos"CURIOSOS",queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará...
         Outras vezes,agimos por impulsos,na hora da raiva,e fatalmente nos arrependemos depois...
Espero que você,assim como eu,não esqueça desses " TRÊS CONSELHOS "e que,principalmente,não esqueça de confiar em Deus...( mesmo que a vida,muitas vezes já tenha te dado motivos a desconfiança).


                                   Que a graça e a paz e o conselho do Senhor esteja convosco.

                                                        Miss.Jarbas Thompson

                                           

                   


Postagens mais visitadas deste blog

Tende bom ânimo, sou eu, não temais.

CÂNTICO DA VITÓRIA

Na hora da angustia,Deus sempre estará com você !